Como acender um fogão a lenha

lenha madeira 

 

 

 

A madeira recomendada para fogão à lenha é a de eucalipto rachada ou a de reflorestamento. O importante é que sejam destinadas para este fim.

Na hora de acender o fogão ou o forno, escolha lenhas bem secas; dê preferência às lascadas, pois são mais fáceis de acender.

Posicione um pedaço grosso de lenha em cada lado do espaço. Misture cascas e galhos mais finos à lenha: eles facilitam a propagação do fogo.

Entre a lenha, coloque uma folha torcida de jornal (ou similar). Por cima, ponha mais gravetos. Coloque fogo no papel e assopre devagar, para que ele se espalhe.

Quando começarem a pegar fogo e formar uma leve brasa, vá colocando os galhos mais grossos, até obter uma chama forte e constante.

O fogo do fogão à lenha deverá ficar aceso durante seu uso.

Já no caso do forno, dependerá de sua finalidade: para assar pizzas, por exemplo, é necessário esperar que as chamas baixem e fiquem apenas as brasas.

Sempre que possível ou necessário, lubrifique a chapa do fogão à lenha com azeite ou óleo vegetal. Isso evitará que enferruje, o que dará uma maior durabilidade.

Evite deixar água ou outro líquido secar diretamente sobre chapa, enxugue imediatamente, evitando manchas.
Ao derramar qualquer líquido ou alimento sobre a chapa do fogão, ou dentro do forno, limpe o mais rápido possível para evitar manchas e acúmulos de resíduos.

Para isso retire a chapa do fogão e, com uma pequena vassoura ou um pincel maior, retire a fuligem que se encontra acumulada na superfície interna da chapa e sobre o corpo do fogão.
Às vezes, por excesso de acúmulo de fuligem, é necessário fazer uma raspagem.

Utilize periodicamente seu fogão, evitando que a umidade natural acelere o processo de enferrujamento da chapa.

Nunca utilize álcool, gasolina ou qualquer outro líquido ou vapor inflamável para acionar o fogo do fogão.

 

 

 

 

0 Comments: