Quais os tipos de panelas ideais para fogão à lenha

panela de ferro 

 

PANELA DE FERRO FUNDIDO

De coloração escura e muito pesadas, são tradicionais em Minas Gerais e seu uso regular foi relacionado a prevenção e tratamento da anemia, além de realçar o sabor dos alimentos.

Vantagens:

Como são pesadas, não deformam com o calor e conservam a temperatura por muito mais tempo. Prefira as de cabo de madeira para evitar queimaduras e facilitar a manipulação.

Cuidados:

Ao lavá-las, se esfregadas vigorosamente com esponjas ou palhas de aço, pode passar um tipo de ferrugem para o alimento, que se absorvida oxida a gordura do nosso corpo, favorecendo a obstrução das artérias.

FERRO ESMALTADO

Atraem pela beleza e se cuidadas adequadamente não oferecem nenhum tipo de prejuízo à saúde.

Cuidados:

São sensíveis ao atrito e o esmalte pode se soltar, liberando elementos tóxicos como o chumbo e o cádmio. A intoxicação por cádmio traz problemas respiratórios, bronquite e hipertensão. O chumbo se deposita nos ossos em grandes quantidades como se fosse cálcio, o que provoca envenenamento generalizado. Os sintomas aparecem em crianças, após um ano de uso da panela, em adultos, quatro anos.

Antes de escolher a panela para usar em seu fogão à lenha é preciso conhecer algumas vantangens e desvantagens de cada matéria-prima. Não existe uma regra, mas dentro da tradição popular utiliza-se em primeiro lugar a panela de ferro, seja ela esmaltada ou a preferida fabricada em uma fundição.
BARRO OU CERÂMICA

Tipicamente capixaba é famosa por manter mais fiel o sabor dos alimentos, ou seja, sem alterações ou interferências.

Vantagens:

De barro ou cerâmica ofuscada não soltam substâncias prejudiciais ao nosso organismo, ao contrário das panelas vitrificadas.

Cuidados:

As panelas deste tipo que possuírem coloração marrom brilhante, devem ter um selo de qualidade que garanta que não são usados compostos à base de chumbo em seu processo de vitrificação. Saladas, frutas ácidas ou fermentados em contato com este material podem ficar contaminadas com componentes pesados como chumbo, mercúrio e cádmio.

PEDRA SABÃO

São uma das mais antigas da história da culinária e duram muitos anos. São anti-aderentes, não possuem cheiro, não altera o sabor dos alimentos e os mantém quentes por longos períodos.

Vantagens:

Não são atacadas por ácidos e liberam elementos nutricionalmente importantes como cálcio, magnésio, ferro e manganês.

Cuidados:

A panela é comprada "crua", por isso a cor dela é clara e antes de usá-la precisa ser curada: unte-a com azeite por dentro e por fora, em seguida encha-a de água, leve ao fogo e deixe ferver por 30 a 40 minutos, repetindo esta operação mais uma vez. Assim estará pronta para suportar até 1000°C e evitará que o níquel (mineral bastante tóxico) passe para a comida.

COBRE

Ótimas condutoras de calor, além de ser um metal mais resistente à corrosão.

Vantagens:

Transmitem o calor de forma mais rápida e homogênea, tornando-as excelentes para derreter açúcar e fazer caldas, são indicadas para frituras e serviços de réchaud.

Cuidados:

Observe se há revestimento interno estanhado ou inox. Senão o cobre passa para o alimento e o metal se acumula no organismo. Podendo causar náuseas, vômitos e diarréia. A ingestão contínua de quantidades maiores do cobre pode causar dano renal, dores nas juntas e até lesões cerebrais. Ao usá-la pela primeira vez, deve-se remover o verniz caso esteja presente. Para isso mergulhe-a em em água fervente e dixe até esfriar completamente.
Para dar brilho, faça uma pasta com 1/2 parte de farinha de trigo ou fubá, 1/4 parte de sal e 1/4 de vinagre e espalhe, deixando secar por 1 hora. Lave-a com detergente neutro, enxugue e passe uma flanela macia. Caso prefira polidores, lave-a muito bem antes de usá-la novamente.

IMPORTANTE: - Panelas de aço inox ou alumínio podem ser usadas, mas existem restrições principalmente se tiverem pouca espessura desses metais. Podem apresentar escurecimento, deformidades, aparecimento de furos e em casos extremos perda da têmpera liberando substâncias prejudiciais ao organismo. Panelas de vidro e aquelas com revestimento anti-aderente não devem ser utilizadas!

 

0 Comments: